ALTAR OU TORRE

Texto base: Gn 8.20-22

Quebra gelo: Qual a diferença entre Altar e Torre?

Deixe as pessoas falarem sobre esses dois temas.

Introdução: altar é um lugar de entrega, sacrifício e aliança fala da nossa vida de oração e intimidade com Deus, uma vida de compromisso e dependência de Deus. Uma vida de altar exala um aroma agradável a Deus. Enquanto a torre fala do esforço humano para chegar a Deus, fala das obras do homem e da necessidade de deixar seu nome registrado em um lugar de destaque. E exala um aroma desagradável diante de Deus.

Você é uma pessoa de altar? (permita que as pessoas falem de suas construções em Deus) Gn. 8.20-22

Noé era um homem cuja vida foi um altar diante de Deus mesmo vivendo no meio de uma geração corrompida isso fez com que ele achasse graça diante de Deus. Gn. 6.1 -11

E foi assim que Noé foi escolhido para fazer a diferença.

Quando ele saiu da arca a bíblia diz que Noé ergueu um altar ao Senhor. Gn 8.20-22

Algumas coisas chamam atenção nessa passagem:

1o) o ato de sacrificar algo ao Senhor. vs 20

2o) o tipo de sacrifício oferecido no altar, levando em conta que ainda não existia a lei, Noé contudo escolheu animais puros para sacrificar ao Senhor, vs 20

3°) o que essa atitude de Noé provocou em Deus. Deus tomou uma decisão muito seria por causa da atitude de Noé. Ele de acordo com a passagem decidiu mudar uma sentença de juízo e diz “nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, o Senhor mudou uma sentença dada a terra por causa de um homem.” vs 22. Lembrando que em Gn 3.17b Deus havia dado uma sentença de maldição a terra, por causa do homem.

O altar leva a Deus um aroma agradável e pode mudar maldição em benção.

E a torre? O esforço humano para chegar a Deus, as obras do homem para alcançar o favor de Deus, auto justificativa. A busca pela própria a glória.

Gn.10. fala da descendência de Noé, e apresenta Ninrode, neto de Cam, filho amaldiçoado por ver a nudez do pai, Gn 9.22-25 e bisneto de Noé e conhecido como o primeiro homem poderoso na terra.

Gn 10.6-9. Esse homem era uma verdadeira torre diante de Deus. vs.10

Pode certamente ser o autor do projeto que vem a seguir. Gn.11.1-4 a primeira torre da historia que foi responsável pela dispersão do povo. E por confundir as línguas.

A torre atrai o juízo de Deus, pois gera um aroma desagradável diante de Deus. Gn 11.7-9

A construção de uma Torre depende somente da minha força da minha capacidade humana, a torre expressa o meu desejo de ser visto, ser reconhecido ter meu nome em outdoor, mas construir Altar é algo muito mas sério pois fala da minha relação pessoal com Deus. De uma vida de oração, dedicação, renúncia e aliança. Será que na sua vida você tem construído Torres ou tem erguido Altares?

O altar é para sempre e edifica. Lc 10.42

A torre provoca dispersão e pode ficar inacabada. Gn.11.8-9

Ap. 3. Fala da igreja de Sardes uma igreja que parece construir apenas Torres é uma igreja de muitas obras, mas obras que não agradam a Deus, que não são de fato aquilo que Deus quer.

Você como igreja do Senhor tem construído altares ou torres?

Qual o aroma que nossa vida como cristão tem levado diante de Deus?

Hoje é dia de fazer escolhas altar ou torre o que você escolhe?

Faça um momento de oração arrependimento levando aos presentes a refletir sobre sua vida com Deus.

Pra. Marília Maruyama

Procurar artigos do autor (0)
Adicionar comentário