Israel – caminhando para Deus

Célula Infantil

Estudo de Célula para Crianças 

Conhecendo o Plano de Deus para mim.  Estudo 6

Textos-base: Gn 28; 29; 30; 31; 32; 33; 35

Jacó fugiu de sua casa e foi para Padã-Arã, terra de sua mãe e de seu tio Labão. Lá conheceu Raquel, filha caçula de Labão, que era muito bonita. Jacó a pediu em casamento e por ela trabalhou 7 anos. Ao final deste tempo, Jacó pediu a Labão sua esposa, pela qual havia trabalhado o tempo que fora combinado. Labão preparou um grande banquete para celebrar o casamento e, ao final da festa, levou sua filha mais velha, Lia, que tinha um problema nos olhos, e a entregou a Jacó, que só veio perceber o engano na manhã do outro dia. Ao reclamar ao sogro, este lhe respondeu que, em sua cultura, não se podia casar a filha mais nova antes da mais velha (Gn 29:26). Como Jacó amava muito a Raquel, para tê-la como esposa concordou em trabalhar ainda mais sete anos (Gn 29:27).


Você já ouviu falar da “lei da semeadura”? Ela diz que tudo o que você plantar você vai colher. Então, se plantou coisas boas, vai colher coisas boas, mas se plantou coisas ruins, infelizmente, vai colher coisas ruins. Jacó plantou a mentira, o engano e a traição, quando enganou seu pai e seu irmão, e colheu exatamente a mesma coisa, quando trabalhou por uma esposa e recebeu alguém a quem não amava.


Jacó viveu muitos anos nas terras de Labão, até que, após muitos outros enganos, resolveu que era tempo de voltar para a terra de seus pais e reconciliar-se com seu irmão. E assim o fez. Tomou suas mulheres e seus filhos, todos os bens que havia adquirido em Padã-Arã e empreendeu viagem de volta à casa do pai. Numa noite em que ficou sozinho, Jacó teve uma experiência sobrenatural: teve um encontro com Deus, e neste encontro algo maravilhoso aconteceu. Seu nome foi mudado por Deus e a sua vida nunca mais foi a mesma. De mentiroso, enganador, usurpador, Jacó passou a ser Israel, pois o Senhor lhe disse: Já não te chamarás Jacó e sim, Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste (Gn 32:28).

Você sabe o que quer dizer Israel? Quer dizer indo para Deus, caminhando para Deus ou povo que caminha com Deus.

Deus tem um plano para cada um de nós: que caminhemos com ele, andemos sempre com Ele, nos movamos em direção a Ele, pois Ele é Aquele que nos criou à Sua imagem e à Sua semelhança, para sermos muito mais que vencedores em tudo o quanto fizermos. Ele quer que sejamos o Seu Israel, que tenhamos um encontro real com Ele e tenhamos a nossa vida mudada por Ele, que é o Grande Eu Sou. Jacó experimentou esse milagre e tornou-se Israel.

Como podemos ter esse encontro tão maravilhoso que mudou definitivamente a vida de Jacó, marcando-o para sempre? Como podemos ter a nossa vida mudada? Como podemos ser o Israel de Deus nesta terra?
É simples! Só precisamos deixar Jesus entrar em nosso coração, entregar a Ele a nossa vida e deixar que ele nos dirija em tudo o que fizermos.
Você gostaria de experimentar essa maravilha? Então abra agora a sua vida, a porta do seu coração, entregue-se ao Senhor e, assim como Ele mudou a vida e a história de Jacó, fazendo dele um homem próspero e bem sucedido, que marcou a história de uma Nação, mudará a sua também. E mais, Ele nos promete que fará em nossas vidas muito além daquilo que pensamos ou do que imaginamos. Então, o melhor que você pensa para você, para o seu futuro, é pequeno diante dos projetos de Deus para você.
Aproveite!! Não perca essa chance!

Fonte: Núcleo de apoio cristão
Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos – MIR

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *