Habilitado para a porção dobrada



Textos-chave: I Reis capitulo 19 versículo 19 a 21 e II Reis capítulo 2  versículo  9 a 14

1 – TODOS NÓS DEVERÍAMOS DESEJAR PORÇÃO DOBRADA DA UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE NOSSOS LÍDERES

Dizer “meu pastor é o máximo” não deveria ser uma boa coisa. Deus precisa de uma geração ousada que creia ser possível ir além dos seus líderes, fazer obras maiores, romper os limites de seus pais espirituais.

2 – A PORÇÃO DOBRADA É DESTINADA PARA PESSOAS QUE REVELAM VIRTUDES ESPECIAIS EM SUAS VIDAS

A porção dobrada da unção de Elias caiu sobre Eliseu, não só porque este ousou desejá-la, mas porque se habilitou com atitudes que atraíram os olhos de Deus.

SE QUISERMOS NOS QUALIFICAR PARA UMA PORÇÃO DOBRADA DE UNÇÃO, PRECISAMOS ENTENDER QUE DEUS É ATRAÍDO POR PESSOAS QUE REVELAM DETERMINADOS VALORES EM SUAS VIDAS.

3 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS EMPENHADAS EM PRODUZIR ALGO NA VIDA

Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima” (vs. 19) Deus não chama ociosos, gente que não tem o que fazer. Seu olhar procura os laboriosos, os ocupados, os que não aceitam viver sem produzir. São muitos os exemplos bíblicos: Davi e Moisés estavam cuidado de ovelhas, Neemias servia ao rei Artaxerxes, Pedro vinha de uma noite de trabalho em alto mar, Mateus foi tirado da coletoria, Jesus era o carpinteiro de Nazaré… Textos de apoio: Provérbios 13:4, 14:23; II Tessalonicenses 3:8-10.

4 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS ATENTAS ÀS OPORTUNIDADES ESPIRITUAIS

“Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele” (vs. 19) Elas tem a habilidade de, mesmo fazendo coisas naturais, discernir o movimentos de Deus… Nem o trabalho de Eliseu no campo, e nem mesmo o seu cansaço, o impediu de perceber que no gesto de Elias havia uma oportunidade sobrenatural. Ele estava fazendo as coisas da terra, mas conectado o mundo espiritual e, por isso, aproveitou a grande oportunidade de sua vida. Textos de apoio: Colossenses 3:1-2; Hebreus 3:15; Romanos 12:11.

5 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS QUE PRIORIZAM CRESCER NO REINO DE DEUS

“Então, deixou este os bois, correu após Elias” (vs. 20) Eliseu, diante de um momento especial, foi capaz de parar tudo para correr atrás de um profeta. Ele era trabalhador, mas não era escravo do trabalho. Seu coração sabia pesar bem as chances que Deus lhe dava e, diante delas, era capaz de interromper sua rotina e, não apenas isso, valorizar a possibilidade de aprender com seu líder. Quem não está disposto “correr atrás” do crescimento espiritual, fica na mediocridade.

Textos de apoio: Mateus 6:33; Lucas 5:11-28.

6 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS QUE HONRAM SUAS FAMÍLIAS

“correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo” (vs. 20) Eliseu desejava ardentemente o ministério, sabia o que queria, mas também compreendia que a bênção para seu ministério nascia em casa. Ele não ousaria partir sem a cobertura de seus pais… Todo ministério denso nasce no seio da família! Quem despreza esse princípio, terá que voltar um dia, como fez Jacó, atrasando o processo de Deus.

Textos de apoio: I Timóteo 3:5, 5:8; Marcos 7:10-13.

7 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS DISPOSTAS A RENUNCIAR

“Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou” (vs. 21) Muitas pessoas olham para o ministério sob a expectativa de um upgrade na vida, mas, via de regra, ele significará renúncia. Quem não é capaz de imolar seus bois, de abrir mão de determinados lastros e comodidades, nunca será digno de porções especiais no reino. Textos de apoio: Lucas 14:33; Filipenses 3:7-8; Marcos 10:28-30.

8 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS ABENÇOADORAS

 

“e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram” (vs. 21) Antes de sair em busca de seu sonho ministerial, Eliseu tomou do que tinha e abençoou o seu povo… Deus é atraído por gente assim, que serve, que reparte o que tem, como fazia Davi e José com seus irmãos.

Textos de apoio: Provérbios 11:24-25; Atos 4:36-37.

9 – OS QUE SE HABILITAM PARA A PORÇÃO DOBRADA SÃO PESSOAS QUE SERVEM OS PROFETAS

 

“Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia” (vs. 21) Servir os profetas é a melhor maneira de receber a unção dos profetas. A honra é o caminho para a herança. Quem descobre isso e investe em abençoar seus líderes espirituais, abre um portal de unção sobre sua própria vida. Textos de apoio: Hebreus 13:7,17; I Tessalonicenses 5:12.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *