Desafiando os Gigantes

TEXTO BASE: 1 Samuel 17:36-37

INTRODUÇÃO: O capítulo 17 do livro de 1 Samuel nos mostra como Davi, um jovem pastor de ovelhas, derrotou Golias, o gigante guerreiro filisteu que aterrorizava o exército e o povo de Israel. Com uma funda, Davi atirou uma pedra na cabeça do desafiante e, após matá-lo, arrancou a cabeça do inimigo.

DISCUSSÃO: Contudo, para que Golias fosse derrotado, o jovem Davi teve que passar por outras situações que o ajudaram na tomada de posições e atitudes que fizeram toda a diferença e permitiram que ele desafiasse aquele gigante. E provável que você também esteja lutando contra alguns gigantes, que estão te desafiando em questões financeiras, familiares, de saúde, trabalho, etc. Vamos, então, aprender com Davi a derrubar qualquer um deles:

1) Sempre acredite no livramento do Senhor

Davi acreditava que o mesmo Deus que o capacitou para matar um urso e um leão também o capacitaria diante de Golias; e ele acertou ao acreditar nisso. O Senhor está sempre disposto a dar a vitória àqueles que passam a vida desafiando gigantes em Seu nome. Isso agrada o coração do Pai. Ao permitir que Jesus fosse levado à cruz, Deus entregou em nossas mãos as pedras necessárias para que todos os “Sol ias” fossem derrubados.

A luta pela qual você está passando é muito grande? Você olha para os lados e não consegue enxergar nenhuma solução? A situação é muito impossível? Lembre-se que a sua vitória é certa, pois já foi conquistada na cruz.

A luta vai passar, o deserto chegará ao fim e você, outra vez, sairá vitorioso dessa batalha. Basta acreditar que Deus pode todas as coisas (Filipenses 4:13).

2) A batalha é do Senhor

Ao afrontar o exército de Israel, Golias não afrontou um exército qualquer; Ele desafiou o exército do Deus vivo! Os filisteus acreditavam que aquele povo era um povo qualquer, mas não era! Aquele era o povo eleito pelo Senhor dos senhores! Da mesma forma, nós somos aqueles que w carregam a marca de Jesus e não somos qualquer um. Fazemos parte de

3) um exército cujo Senhor nunca perdeu uma batalha sequer. No dicionário de Deus não existe a palavra derrota!

Quando estiver desafiando gigantes, lembre-se que você não está sozinho, que é muito importante para Deus. Satanás sabe que já foi derrotado pelo sangue de Cristo, mas, mesmo assim, tenta desviar a sua atenção para que você não enxergue a vitória. Ele usa as dificuldades e as aflições para que você desista. Ele usa seus gigantes para confundi-lo, porém, se você se lembrar que o Senhor peleja por aqueles que O ama, Ele vai lutar por você (Deuteronômio 20:4)!

4) Não encare seu problema como um gigante

Ao lermos todo o capítulo 17 de 1 Samuel, podemos notar que, em momento algum, Davi o chamou de gigante; ele sempre se referia a Golias como um filisteu, um homem comum que estava prestes a ser derrotado e degolado. Davi colocou seu adversário no mesmo nível do leão e do urso que havia derrotado antes, o encarou como mais um obstáculo a ser vencido.

Essa postura de Davi nos ensina que não se deve dar maior importância ao problema do que aquela que ele merece. Não o encare como um gigante. Se a prova está diante de você é para que você passe por ela e seja aprovado. Deus já te concedeu muitas vitórias antes, por isso tenha a certeza de que Ele te concederá outras (2 Coríntios 4:17).

CONCLUSÃO: Se você ainda está olhando somente para o tamanho do seu problema, volte os seus olhos para o céu agora mesmo e lembre-se que existe um Deus que quer lutar no seu lugar. Um Deus que te diz: “atire a pedra, meu filho, Eu te darei a vitória!”. Creia que, pelo sangue do Cordeiro, você poderá continuar desafiando gigantes.

PARA REFLETIR:

  • Qual é o maior gigante que você tem enfrentado ultimamente?
  • Você acredita que pode derrotar esse gigante? Como?
  • Você tem dado ao seu problema uma importância maior do que ele realmente merece?
  • Quando um gigante te desafia, você costuma se lembrar que Deus, através de Jesus Cristo, já te deu a vitória?

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *