E quanto tudo parece se contrário?

TEXTO BASE: Habacuque 3:17-19 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.”

QUEBRA-GELO: É possível manter a fé e a esperança, em momentos de adversidades? Geralmente nos alegramos quando passamos por dificuldades? Qual a nossa primeira reação quando nos encontramos em situações difíceis e aparentemente impossíveis de serem resolvidas?

INTRODUÇÃO: O profeta Habacuque, viveu em tempos de muita opressão, violência, injustiça e dúvidas. Este contexto não parece muito diferente do que vivemos hoje em dia. O que fazer, quando tudo parece contrário?

  1. Situações difíceis são portas abertas para ação sobrenatural de Deus – A primeira coisa que percebemos neste texto é que o terreno das impossibilidades, se torna uma terra fértil para a ação poderosa de Deus. Mas o que devo fazer para que o sobrenatural de Deus aconteça?

■ Tirar os olhos das circunstâncias naturais, e nos alegrarmos no Senhor, exultar (experimentar grande alegria) no Deus da nossa salvação. Entendermos que a maior alegria ele já nos proporcionou, a nossa salvação. É impossível não sentir alegria se olharmos para o grande e perfeito amor que Deus tem por nós. E se pensarmos naquilo que Jesus conquistou na cruz para aqueles que creem, uma alegria única nasce no nosso coração. SI 37:4 , Ne 8:10b “portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.”

S Manter a fé, crer, não recuar: Muitas vezes em meio as dificuldades, provações e decepções nossa primeira reação é perder fé, esperança, e querer desistir de tudo, retroceder, mas se fizermos isto não veremos os milagres, livramentos, a glória de Deus. Hb 10:38, Hb 6:1, Jo 11:40.

■ Buscar intensamente a Deus: Devemos buscar a face do Senhor e a sua vontade, através de intimidade com Deus vida de oração e Jejum. Perseverar em nosso TSD, mesmo em meio ao nosso ativismo, ouvir ao

Senhor. Jr29:13,2 Cr 7:14, Mt7:7-11.

  1. Mesmo que tudo ao seu redor seja dor e destruição louve – At 16:23-33 observamos a experiência de Paulo e Silas quando estavam presos. Com seus corpos totalmente doloridos, e submetidos a condições sub-humanas, Paulo e Silas resolveram orar a Deus e cantar louvores a Ele. Mesmo em terríveis circunstâncias, seus corações estavam voltados a Deus. Naquela noite houve grande salvação.
  2. Confie na força do Senhor- A nossa confiança deve estar no Senhor e não na nossa força ou na força de outro ser humano. Muitas vezes somos tentados a tirar a nossa confiança do Senhor e depositá-la em pessoas, oportunidades, em nossos próprios desejos, naquilo que parece bom aos olhos. Habacuque declara que mesmo que ele não veja nada, e tudo ao seu redor seja destruição, que sua força está em DEUS! Hc3:19‘‘0 Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.” Jeremias nos mostra o perigo de confiarmos em nossa própria força, Jr 17:5-8, S118:2, Naum 1:7, SI 84:12.

São as nossas atitudes frente as adversidades, que transformam as situações ao redor. É o modo como olhamos para a vida, que nos fará perceber a alegria da salvação. Em Mt 6:22-23 “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! ”

Conclusão: Muitas pessoas perdem a fé, diante das dores e sofrimentos, mas o Deus que responde mesmo em meio à dor e à perda nos convida a confiar novamente no seu braço forte. JESUS tem o poder de nos transformar, ELE é capaz de mudar nossa forma de pensar e agir, Ele nos faz andar em lugares ALTOS, acima dos problemas, acima das tribulações, acima do pecado, acima das tentações. Entregue-se a Ele, tenha fé, creia, mantenha-se firme, confie e verás a glória de DEUS.

Pra. Cláudia D’Andréa Pinho

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *