Estamos preparados, oque você acha?

Quebra-gelo: As pessoas em geral percebem algo diferente em você? Elas percebem a fé e a perseverança em sua vida?

Texto-base: 1 Pedro 3.15

O que você entende que Pedro queria dizer quando nos exortou a “estarmos sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós”? Será que Deus, por meio de Pedro estava nos exortando a conhecer bem a Bíblia, a estudá-la com profundidade para sermos capazes de apresentar o plano de salvação àqueles que ainda não o conhecem? Sim, mas é só isso?

  • Se o texto diz que devemos estar preparados para responder, é porque haverá uma pergunta, isso significa que algo diferente em nós vai despertar a curiosidade de alguém que precisa saber por que continuamos com esperança em uma situação em que outros estariam desesperançados ou até mesmo desesperados. (Note que esperar significa aguardar, ficar esperando, é algo passivo, que não exige muito esforço de quem espera. Esperançar significa confiar, conceber esperanças, é mais que uma ação, é uma atitude, uma disposição de espírito). Você permanece esperançoso em tempos de frustrações e adversidades?
  • Ler Rm 4.18-21
  • Ao ler o trecho de 1 Pedro 3.14-17 vemos que a situação em que nossa esperança causará espanto é diante do sofrimento por causa da fé, por causa do testemunho de Cristo e das atitudes dos cristãos nessa ocasião. Ou seja, quem faz a pergunta observa uma atitude firme, decidida, persistente, tranquila, controlada, apesar de circunstâncias adversas. Como é possível ter essa atitude? Gl 2:20(deixe as pessoas da célula responderem) a razão da nossa esperança é a vida de Cristo em nós, é deixarmos que o Espírito Santo e a Palavra de Deus nos transforme através de nossa submissão ao senhorio de Cristo.
  • Qual precisa ser a nossa resposta quando questionados sobre a razão da nossa esperança? (Jesus Cristo vive em mim, ele pode fazer isso porvocê também, ele te ama. Você quer conhecê-lo?)
  • O que pode roubar a nossa esperança? O pecado, a religiosidade sem intimidade com Deus, o desconhecimento de Deus e de sua palavra que
    nos dá a segurança do seu amor por nós e de seu plano maravilhoso para nosso futuro com Ele.

Conclusão: esteja pronto para responder, conheça e permaneça em conhecer ao Senhor. Entregue sua vida totalmente àquele que te amou primeiro e que entregou a si mesmo para que você tivesse vida abundante. Receba Jesus como seu Senhor e Salvador e deixe que Ele te conduza pelos caminhos eternos.

Oração: Ore pelos que entregarem a vida pela primeira vez a Jesus e por aqueles que perceberam que permitiram que as circunstâncias roubassem sua esperança, para voltarem ao Senhor, sua Palavra e seu amor. Ore também por aqueles que permanecem esperançosos para que nunca se esfriem e percam a intimidade com Jesus, razão do nosso viver.

Pra. Cristiane Lima

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *