Josué, o conquistador

Célula Infantil

Estudo de Célula para Crianças

Conhecendo o Plano de Deus para mim. 

Estudo 10

Textos-base: Ex 17:9; 24:13; 32:17; 33:11 / Nm 14:6-8; 32:12 / Js 3:5; 8:30; 5:14; 10:25; 11:15; 24:15.

“Tão somente esforça-te e sê muito corajoso.” Js. 1:7a

Como você se sentiria se fosse chamado para substituir seu líder de célula? Ou o seu pastor? Você acha que teria condições de assumir tão importante tarefa? Vamos conhecer alguém que foi chamado por Deus para cumprir este importante chamado. Este homem chama-se Josué. E quem era Josué?
Moisés enviou 12 homens para a terra de Canaã, que Deus havia prometido aos seus filhos. Ao fim de 40 dias, estes homens voltaram e traziam nos ombros um cacho de uva tão grande que precisava ser carregado numa vara por dois homens. Destes 12 homens, 10 traziam um relatório de medo, dizendo que o povo que habitava aquela terra era poderoso, eram gigantes que certamente os mataria como gafanhotos, Mas os outros dois tinham um outro relatório. Chamavam-se Calebe e Josué, e diziam que, apesar dos habitantes daquele terra serem fortes, com certeza venceriam sobre eles e conquistariam a terra que o Senhor lhes havia prometido (Nm 13,14).

Josué estava sempre muito perto de Moisés e aprendia com ele. Antes de morrer, Moisés chamou-o diante do povo e deu-lhe a tarefa de levá-lo à terra que o Senhor lhes tinha prometido.
Que desafio, não é mesmo? Liderar aquele povo murmurador, desobediente e substituir um homem como Moisés, que tinha intimidade com Deus, que recebia orientação diretamente dEle?
Mas Josué era temente ao Senhor, cria nas Suas promessas (Nm 14:6-8); era consagrado ao Senhor, seguia os Seus ensinamentos (Nm 32:12); era obediente às suas ordens (Js 11:15); era corajoso (Js 10:25) e era decidido (Js 24:15).
Josué tinha todas as características que Deus buscava em alguém para continuar o Seu projeto de tornar o homem novamente santo e separado para Si. Era corajoso, destemido, decidido, obediente, santo e cria no Senhor.
É possível que Josué tenha sentido um certo receio ao assumir tão grande responsabilidade, mas o Senhor lhe trouxe uma palavra de ânimo. Veja só o que está escrito em Josué 1:3,5,6,7,8,9: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te, e sê muito corajoso. Cuida em fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer prosperar o teu caminho e serás bem sucedido. Não te mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes e nem te espantes, porque o Senhor Teu Deus é contigo por onde quer que andares”.
Josué foi um homem escolhido por Deus para levar o Seu povo ao lugar que Ele tinha preparado. Foi preciso muita coragem, pois Josué sabia das grandes guerras que teria que enfrentar para conquistar o seu território. Mas tinha em seu coração a promessa do Senhor que sempre estaria com ele.

Essa promessa também é para nós, mas precisamos decidir a quem iremos servir. Josué fez essa pergunta ao seu povo: a quem quereis servir? Ao Deus Todo Poderoso, ao Grande Eu Sou, nosso criador, ou aos falsos deuses do mundo? (Js 24:15). E ele publicou a sua decisão: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
E você? Qual é a sua decisão? Você quer fazer parte do reino de Deus e aceitar o plano de Deus para a sua vida? Se quiser, junte-se a nós e seja muito bem-vindo!

Fonte: Núcleo de apoio cristão
Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos – MIR

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *