Mulheres da Bíblia – Jael
Firme e fiel a Deus
O cenário era de guerra entre Canaã e Israel. Jael ouvia falar sobre o Deus de Israel e começou a crer Nele.
Um dia, o comandante do exército inimigo, Sísera, fugindo da guerra chegou até a tenda de Jael. Esta imediatamente se dispôs em ajudá-lo, dando leite para beber e um lugar para dormir (Juízes 4:16-20).
Vendo que Sísera estava muito cansado, pegou uma estaca da tenda e fincou na cabeça do comandante (Juízes 4:21). Assim, ele morreu e foi entregue ao comandante Baraque, que lutava pelo povo de Israel (Juízes 4:22).
Corajosa e sábia
Jael não era uma mulher violenta, mas ela sabia quem estava hospedado na sua casa: um homem de guerra que estava lutando contra Israel.
Ela não se importou com a brutalidade do seu ato ou da possível cena de horror que causaria, mas queria terminar com aquela guerra e, de alguma forma, ajudar o povo de Deus.
Além de corajosa, Jael foi sábia, pois esperou o momento certo para atacar o inimigo. Por ser um homem de guerra, provavelmente ela não ganharia na luta com espada ou corporal, mas esperou ele chegar na sua fraqueza, para atacá-lo e resolver um problema.
Não adianta ser somente corajosa ou somente sábia, pois você pode agir impetuosamente, mas na hora errada, ou saber quando e como fazer, mas não ter coragem de ir até o fim.
Que você consiga equilibrar essas duas características na sua vida, para que não faça nada de errado no auge de suas emoções, e para que tenha coragem de tomar a atitude certa, na hora certa.