O que é liquidez ou fluidez?

O REFLEXO DA LIQUIDEZ NA VIDA DO CRISTÃO

Quebra-gelo: Quais são os três estados da matéria? Com qual deles você entende que a sociedade contemporânea (atual) se parece? Deixe alguns falarem.

Texto-base: I Tm 3:1 -5 – Peça para 5 pessoas lerem. Cada uma deve ler um versículo.

Introdução: Zygmunt Bauman, um filósofo e sociólogo judeu, nascido na Polônia, crítico da sociedade contemporânea, criou a expressão “modernidade líquida para classificar a fluidez do mundo onde os indivíduos não possuem mais padrão de referência”.

O QUE É LIQUIDEZ ou FLUIDEZ? É a inconsistência e a inconstância das relações e sentimentos na sociedade agora denominada de hipermoderna. BAUMAN escreve, usando outras palavras, o que já era descrito por autores bíblicos consagrados, tais como Paulo, Judas, Tiago e o próprio Jesus. No texto acima (I Tm 3:1-5), Paulo fala sobre um fenômeno que aconteceria nos últimos dias: pessoas amantes de si mesmas, descompromissadas, sem referenciais corretos, desobedientes, incontinentes (falta de controle sobre si mesmo), sem amor, amigos dos deleites e inimigos de Deus. Estamos nos últimos minutos dos últimos dias.

PONHA EM DISCUSSÃO: Você acha que Paulo tinha razão neste texto? Porquê? Deixe 3 falarem.

Vivemos (século XXI) em uma sociedade marcada pela liquidez de suas relações com as pessoas e com Deus que, dia após dia, se fluidificam (se diluem) e se tornam mais e mais inconsistentes. Será que eu e você não estamos sendo influenciados por este espírito? A maior evidência de uma sociedade liquida, diluída, inconstante e inconsistente é a falta de solidez de pensamento, de firmeza nas atitudes e de irreversibilidade de alianças. As pessoas desprezam as alianças firmadas, pois acreditam que isto não terá consequências para elas.

Reflexos desta fluidez na vida do cristão – Falta de sólido compromisso (Aliança):

  1. Falta de sólido compromisso familiar- cônjuge e filhos. Ef5:25,28;
  2. Falta de sólido compromisso com Deus – oração e leitura da Bíblia. Ef 6:18;
  3. Falta de sólido compromisso com a Igreja – Hb 10:25 e At 2:46a (Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo);

 

  1. Falta de sólido compromisso com as reuniões em casas (célula) – At 5:42;
  1. Falta de sólido compromisso com a Palavra de Deus – Obediência aos ensinos: finanças, autoridade, lealdade, santidade, honra, respeito, etc. Jo 14:21;
  2. Amor ao dinheiro. I Tm 6:10 – O problema não está em ter $, mas em amaro $.

Aplicação: Faça hoje um compromisso de voltar aos princípios fundamentais da fé cristã e permita ao Espírito Santo te constituir em uma pessoa sólida em sua fé, valores e compromissos. Que Deus nos abençoe para que possamos retornar à solidez da Palavra de Deus como referência e nos conscientizar de que a obediência e prática dos conselhos e ensinamentos de Jesus são a garantia de constância em nosso caráter e relacionamentos.

Pr. Humberto Dias

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *