PRODÍGIOS QUE ADUZEM UMA NAVA VIDA

Quebra-gelo: Quem você perdeu que ainda faz muita falta em sua vida?

Nessa lição vamos aprender o poder que tem a Palavra de Deus de gerar vida mesmo em situações onde a morte se estabeleceu. De acordo com o Wikipédia, morte ou óbito são sinônimos usados para se referir ao processo irreversível das atividades biológicas necessárias à caracterização e manutenção da vida. Em outras palavras, morrer é deixar de viver, terminar a existência, falecer, expirar, extinguir-se, desaparecer, cair no esquecimento, perder o vigor, murchar, não chegar a concluir- se ou interromper-se. Podemos experimentar a morte (figuradamente) em várias áreas de nossas vidas, como em um casamento que está chegando ao fim, vida financeira destruída, saúde física e emocional debilitadas, vida profissional frustrada, dependência química e comportamental etc.

Existe em sua vida alguma área que você percebe que está morrendo? Deixe alguns que desejarem, responderem.

O que Jesus diz sobre a morte? Jo 11.25 – “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. Jesus não só tem o poder de interromper o processo da morte como também de ressuscitar o que já morreu. Portanto há esperança para cada um de nós.

No Novo Testamento encontramos relatos de pessoas que ressuscitaram:

  1. Filho de uma viúva, na cidade de Naim – Lc 7.11-14
  2. Uma menina de doze anos – Lc 8.49-52
  3. Uma discípula chamada Tabita – Atos 9.36-43.

Esses milagres foram realizados para nos mostrar que Jesus pode nos dar uma nova vida, um novo nascimento e que Ele veio para vencer o espírito de morte.

Jesus disse em Jo 10.10 – “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”. O próprio Jesus ressuscitou ao terceiro dia para nos mostrar que nada é demasiadamente difícil para Deus, revelando o poder do Autor da Vida, vencendo a morte trazida pelo inimigo.

Hebreus 2.14-15 – “Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” – O milagre da ressurreição nos garante uma vida nova hoje, portanto não precisamos esperar o dia de nossa morte para começarmos a viver essa nova e eterna vida.

João 5.24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.’ – Portanto, quem ouvir sua palavra hoje e decidir aceitá-lo de coração, já recebe a vida eterna. Esse é o principal significado do batismo em Cristo. Temos nova vida e já vencemos a morte!

Vamos analisar juntos um caso específico narrado em João 11.38-44. Este texto nos mostra um dos mais poderosos milagres de Jesus: a ressurreição de Lázaro.

Em quais condições Lázaro se encontrava? Deixe alguém responder. (Estava morto há quatro dias e já cheirava mal).

Quando Jesus chegou, as irmãs de Lázaro, Marta e Maria já não acreditavam que alguma coisa poderia ser feita. Elas já haviam perdido a fé e a esperança, mas na casa que Jesus chega, Ele pode mudar qualquer realidade, ainda que seja a morte.

Vejamos alguns passos que procedem uma nova vida:

  1. 39 – “Tirem a pedra” – é remover a pedra da incredulidade. A incredulidade é um grande empecilho para alguém acreditar na salvação e nos milagres de Deus. Ao longo de nossas vidas sepultamos muitos sonhos por não acreditarmos que é possível realizá-los. É difícil uma pessoa que está morta espiritualmente conseguir fazer isso, por isso Deus envia pessoas para ajudarem a remover essa pedra. Tirar essa pedra é nossa responsabilidade, ou seja, decidir crer em Jesus.

 

  1. 43 – “Lázaro vem para fora” – Jesus nos chama para termos fé com atitude. É preciso acreditar na palavra e obedecer. Tome a decisão de sair para fora de uma vida conturbada e quem sabe de morte espiritual. Hb 11.6; Jo 14.15

 

  1. 44 – “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”. Mesmo após ter sido vivificada por Jesus, a pessoa pode ainda estar amarrada com faixas (ataduras) e Jesus manda que sejam tiradas. Muitas vezes estas ataduras estão em nossos olhos e elas nos impedem de enxergar o amor de Deus, outras vezes, estas ataduras estão em nossos ouvidos e nos impedem de ouvir a doce voz do Senhor. Talvez tenhamos ataduras em nossos pés nos impedindo de caminhar rumo às promessas de Deus e quem sabe, temos ataduras em nossas mãos que têm nos impedidos de alcançarmos e tocarmos naquilo que Deus já providenciou para as nossas vidas! As pessoas podem nos ajudar, mas temos a nossa parte nesse processo de continuarmos a caminhada da fé, vivendo uma vida nova, andando mais perto de Jesus e buscando um relacionamento de intimidade com Ele todos os dias.

Arrepender dos nossos pecados e crer em Jesus – Ler Lc 5.31-32 e At 2.38.

João 11.25-26 – “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?

João 11.40 – “Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus”? – Se crermos, veremos a glória de Deus em cada situação que já não tínhamos mais esperança.

FAÇAM JUNTOS A SEGUINTE ORAÇÃO: Senhor Deus, obrigado por nos enviar Jesus para nos trazer nova e eterna vida, vida em abundância. Rejeitamos todo espírito de morte e pedimos as bênçãos da vida de Cristo em nós.

Em nome de Jesus, amem!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *