fbpx
Jovens

Qual o Valor de um Amigo?

Texto Bíblico: Provérbios 17:17.

Introdução: Hoje em dia, a coisa mais difícil que tem, é você encontrar um amigo de verdade, uma pessoa em quem você possa confiar, contar seus problemas, te ajudar. Nós gostamos muito de receber, mas será que nós temos sido amigos de verdade? Será que nós temos sido bons irmãos? Vamos ver algumas características, algumas qualidades de amigos/irmãos de verdade.

1º:: GÊNESIS 4:9 – IRMÃOS DE VERDADE SABE ONDE ESTÁ SEU IRMÃO.

Muitas vezes, vamos aos cultos e notamos que alguém faltou, mas nem sequer ligamos ou procuramos saber por que tal pessoa faltou, se está tudo bem, se ela está precisando de alguma coisa. E você? Você sabe onde estão seus irmãos? Você sabe onde estão aquelas pessoas que iam à sua célula? Onde estão?

2º:: GÊNESIS 14:14 – IRMÃOS SE AJUDAM EM TEMPOS DIFÍCEIS.

Quando Abraão soube que Ló estava passando por problemas, largou tudo o que tinha pra fazer, e foi socorrer Ló. Muitas vezes, estamos preocupados demais com nós mesmos, que nem percebemos as lutas de nossos amigos. Alguém disse uma vez a origem dos palhaços: certo rei tinha alguns homens que o alegrava quando ele estava triste! Eles pulavam, dançavam, faziam de tudo para o rei se alegrar. Certo dia o rei estava triste e chamou esses homens, mas só que eles também estavam tristes, porque a mãe deles tinha falecido. Então um deles teve a ideia de pintar com tinta um sorriso no rosto para disfarçar, e enquanto eles faziam o rei se alegrar com um “sorriso na cara”, as lágrimas escorriam pelo rosto. Às vezes, nossos irmãos estão como esses palhaços, estão com um sorriso no rosto, mas por dentro estão chorando…

3º:: GÊNESIS 45:4-5 – IRMÃOS SE PERDOAM

Muitas pessoas estão no leito de morte, mas mesmo assim não perdoam quem os feriu. A medicina já comprovou que existem doenças que são geradas pela falta de perdão. Jesus nos disse para perdoar 70×7, se formos ver bem, 70 é a média de vida do homem, e 7 é o número de dias da semana, sendo assim, devemos perdoar todo dia, a vida toda!

4º:: ÊXODO 14:15 – AMIGOS DE VERDADE SÃO UNIDOS E NÃO SÃO EGOÍSTAS

O povo tinha 2 problemas: Na frente o mar, atrás faraó e os egípcios. O povo podia ter cada um fugido para um lado, mas eles decidiram ficar unidos! Moisés orou ao Senhor e Deus disse para eles marcharem. Em tempos de guerra não podemos correr e nem ficar parados, devemos marchar! Então o mar se abriu. Moisés abriu o mar, mas não passou sozinho, porque amigos de verdade não são egoístas! Depois que atravessaram o mar e os egípcios morreram afogados, o povo adorou ao Senhor. Veja só, os dois problemas que o povo tinha, que era o mar e os egípcios, eles venceram, porque ficaram unidos e não foram egoístas!

5º:: ÊXODO 32:11 – AMIGOS DE VERDADE ORAM UM PELOS OUTROS

Nós como cristãos, temos o dever de orar por nossos amigos, principalmente pelos que não conhecem a Cristo! Infelizmente, muitos falam de futebol, televisão, Face book, mal dos outros, falam de tudo, mas não falam de Deus e nem oram uns pelos outros! Há poder quando oramos juntos!

6º:: JUÍZES 6:11-12 – AMIGOS DE VERDADE SE APOIAM

Imagino que Gideão naquele momento de dificuldade, não tinha um para ajudá-lo! Ele estava malhando trigo no lagar, mas só que lagar não é lugar de malhar trigo, é lugar de malhar uva, pra você ver o tamanho do desespero de Gideão! Um anjo foi enviado por Deus para trazer uma palavra de ânimo: o Senhor é contigo varão valoroso! Quando faltar pessoas para nos apoiarem aqui na terra, não faltará no céu!

7º:: ECLESIASTES 4:9-10,12 – AMIGOS CRIAM FIOS DE AMIZADES

Quantos mais fios de amizades tivermos com nossos amigos, mais difícil será de desfazê-la! o cordão de 3 dobras não se rompe tão fácil! Por isso regue suas amizades todo dia com amor, carinho, uma palavra uma mensagem. Se uma flor não for cuidada direito, logo ela morrerá.

8º:: ISAÍAS 42:3 – AMIGOS SE AJUDAM A SE LEVANTAR

Imagine a pobre cana caída. Ela estava de pé, mas veio o vento e a derrubou. Às vezes nós estamos de pé, mas vem um vento, uma luta e nos derruba e nós trincamos. Ao invés de vir alguém e nos ajudar, vem alguém e termina de trincar a cana. Quando não soubermos ajudar, não façamos nada, se não soubermos por a cana de pé, não terminamos de quebrar a pessoa.

Conclusão: Precisamos cada dia mais nos esforçar, para sermos bons amigos, bons irmãos, viver como a igreja de Atos. Temos sido bons amigos? Quais amigos temos andado? Estamos influenciando eles, ou eles estão nos influenciando? Aprendamos com o melhor amigo de todos, a sermos excelentes amigos. Seu nome é Jesus!

Mostre mais

Artigos relacionados