Requisitos básicos para diáconos e diaconisas

Diaconato



O que significa a palavra Diácono?
No grego é servo, assistente, e isto não nos priva de pregar o Evangelho em público, pois dois deles que foram escolhidos para serem diáconos foram pregadores e evangelistas. São eles Estevão e Felipe.
Os requisitos para ser diácono (1º Timóteo 3:8):
SER HONESTO (honrado), casto, que quer dizer que observa a castidade, reto no proceder.
NÃO DE LÍNGUA DOBRE, isto é, não ser fingido, não ser traiçoeiro, que ilude as duas partes.
NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho é bebida alcoólica Pv.20:1.
NÃO COBIÇOSOS, isto é, cheio de cobiças, pois isto levanta contendas.
NÃO TORPE, vergonhosos, obsceno e indecente.
NÃO GANANCIOSOS. Ganho ilícito, muito juros.
1º Timóteo 3:9 “guardando o ministério da fé; sete vocábulo nas escrituras nunca significa somente uma coisa estranha, mas um segredo revelado ou Colossences 1:26 e 27.
1º Timóteo 3:10 diz: “E também estes primeiros provados depois sirvam… “Provados é: que tenham demonstrado experiência na obra. Por exemplo: na oração, não ser tímido, mas cheio do poder de Deus”.
IRREPREENSÍVEL: que não da lugar a repreensão ou a censura. (I Timóteo 3:12) “Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, isto é, no tempo da lei os homens possuíam mais de uma mulher, por esse motivo o apóstolo Paulo deu esta advertência”. …E governa bem seus filhos e suas próprias casas. (I Timóteo 3:12b). Governar é dirigir, administrar, reger, conduzir com autoridade, ordenar. Governar os filhos: trazê-los sob sua sujeição, isto é, quebrar a vontade dos filhos, principalmente enquanto menores” não ser durão e sim ter autoridade, amá-los. (Efésios 6:4).
(I Timóteo 3:13) “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição… “Posição: lugar de destaque, classe, lugar que não são todos que possuem. “…e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. (I Timóteo 3:13b).
MUITA CONFIANÇA: significa crédito, isto é, confiança na fé que há em Cristo Jesus (pessoas desesperadas que nos procuram para orar por eles)

Paulo, o apóstolo, aplicou nos seus ensinamentos a mesma base dos primeiros apóstolos (Atos 6:1 a 7).
Estevão sendo Diácono, não estava impedido de pregar o Evangelho. Nós também devemos ter esta fé e poder. Ninguém nos obriga a pregar o Evangelho, mas se sentimos desejo de pregar o Evangelho, sendo Diáconos nada impede, porque Felipe pregou também. Atos 8:29 a 35.
Devemos ser humildes e simples, (Mateus 11:29; Romanos 16:19). Devemos pensar sempre que fomos chamados para servir, e não ser servidos, servir a Jesus, (João 12:25 e 26). O perigo de servir o homem (I Coríntios 3:4 e 5).
Os mesmos requisitos que se exige dos Diáconos é exigido também dos Pastores (I Timóteo 3:1 a 7). Agora para as Diaconisas: (I Timóteo 3:11) “da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. Honestas: honradas, retas no seu proceder, não maldizentes: que costumam dizer mal dos outros; sóbrias: são mulheres que se caracterizam pela exclusão do luxo, dos excessos de ornamentos (I Tessalonicense 5:6 a 8): fiéis em tudo: que cumpre aquilo que se obrigou. Servindo assim, somos guardados pelo Senhor (Salmo 31:23 a 24).
Temos que ser o exemplo dos fiéis. (I Timóteo 4:12b), nos diz: “mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra…”, quer dizer ter bons conhecimentos da Palavra de Deus e com nossas próprias palavras (Salmo 19:14 e Salmo 4:6).
… no trato… nosso modo de proceder com os outros (Tiago 3:13).
… na caridade… este é o Dom do amor, é ter afeição profunda, afeto, compaixão (Romanos 12:9 e 10).
… no espírito… isto é, fervoroso no Espírito (Romanos 12:11).
… na fé … isto é, na fé em Cristo Jesus. Porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

 

Exemplos de mulheres que serviram o Senhor como Diaconisas. Romanos 16:1,3 e 12

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *