fbpx
Estudos para células

Resgatando a Minha Identidade com Deus

Texto: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.11-13).

 

Introdução: Quem sou eu aos olhos do Senhor? Fui resgatado para ser íntimo do Pai. O Senhor diz: “você é minha imagem e semelhança”.
Para ter acesso ao coração, aos segredos de Deus, é preciso ter intimidade com Ele: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. 13 Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. 14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.12-14).
Vejamos quem nós somos em Deus:

1. Libertador.

“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Ex 3.10).
Sou aquele levantado por Deus para libertar os cativos.
Quando digo não posso, não sei, não tenho… o Senhor diz: “Eu serei contigo”.
Ao nos dar a missão Deus não nos deixou sozinhos. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:19-20).

2. Herdeiro das promessas.
“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Js 1.1-3).
Sou herdeiro e também tenho, como Josué, a responsabilidade de levar outros à terra prometida, isto é, a tomar posse da herança legada pelo Pai, por isto não posso olhar para as circunstâncias.
O meu discurso diante do povo precisa ser respaldado pela promessa do Pai; não posso dar um relatório baseado na minha alma, lembre-se do discurso dos dez espias (Nm 13.25-33).

3. Um construtor.
“e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. 6 Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo” (Ne 2.5, 6).
Um copeiro foi enviado para reconstruir uma cidade que estava em ruínas. Assim, também, somos enviados por Deus para reconstruir o que está em ruínas, restaurar o que está destruído.
Por causa da santidade, Neemias teve o privilégio de estar diante de dois reis um terreno (Artaxerxes) outro celestial (Deus).

4. Um vaso.
“Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jr 18.5, 6).
Um vaso a ser moldado para ser útil ao seu serviço, somos resultado da escolha de Deus: “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR” (Pv 19.21 NTLH).
Quanto mais amassados, mais nas mãos do Oleiro estaremos.

5. Preparador de caminhos.
“Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3.3).
Somos incumbidos pelo Pai para pregar o arrependimento, visando a vinda do Messias para buscar a sua noiva. João preparou o caminho para o ministério de Jesus na sua primeira vinda e hoje somos responsáveis a preparar o caminho para a sua segunda vinda, com o auxílio do Espírito Santo.

6. Sou um ramo frutífero.
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).
Com o Senhor produzimos muitos frutos. Veja:“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 9Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo 15.7-9).

7. Sou escolhido do Senhor.
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (Jo 15.16).

8. Sacerdócio real.
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).
Vejamos os adjetivos legados a nós pelo Pai: raça eleita, sacerdócio real, povo santo, propriedade exclusiva de Deus, porta vozes do Senhor, retirados das trevas para a luz do Senhor.
Herdamos todas estas promessas através de Cristo. Veja: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.29).

9. Vencedor.
“E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. 7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Ap 21.5-7).
Em Cristo somos herdeiros de um novo céu e uma nova terra.
Há uma recompensa para aqueles que perseveram. Veja: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14.12).

Conclusão: Acima estão algumas maneiras de como Deus nos vê. Aqui fica uma pergunta… Como vemos a Deus? Que valor legamos a Ele?

Prs. Roberto e Lourdes – Baseado em pregação do Pr. Sergio Cantão
Mostre mais

Artigos relacionados