Simplicidade

  • QUEBRA GELO: Em sua opinião, o que é simplicidade? De acordo com a sua definição, você se considera simples?
  • ADORAÇÃO: “Adorar é orar, é dizer quem Deus é. Escolha músicas apropriadas para esse fim”.
  • MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS: Filipenses 4.11

Ingredientes para a maturidade: Simplicidade

Introdução:  Prosseguindo com a série de lições sobre “Ingredientes para a maturidade”. Iremos falar de simplicidade. Aqui não iremos tratar da questão teológica do atributo de Deus em ser simples, mas do jeito de ser e viver de Jesus.  Ele era uma pessoa simples e ensinava a simplicidade. Com poucos recursos financeiros e posses, era um homem contente e alegre.

Leia Mateus 8.20 e veja sobre um dos detalhes de sua simplicidade. Jesus não era contra ter uma casa, dinheiro e outros bens materiais. Ele nunca disse que ser simples é não ter nada, mas, que a simplicidade está em valorizar corretamente as coisas.

Como você imagina o Jesus-homem? Era Ele snob, gastador, de gostos refinados, buscava aparecer e dar show? O Jesus da Bíblia não era assim e nunca ensinou estas atitudes.

 Os primeiros cristãos também eram pessoas simples. Paulo escreveu aos Filipenses: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância” (Filipenses 4.11).

O que Paulo queria ensinar sobre simplicidade com este texto? Para Ele, ser simples é saber adaptar-se a toda e qualquer circunstância; saber viver bem com muitos ou poucos recursos, e manifestar alegria e generosidade mesmo em meio à escassez.

Você acredita que uma pessoa que seja adaptável vive melhor? Porquê?  

             Leiam o texto de 1Timóteo 6.6-10 e respondam as seguintes perguntas:  

Para Paulo, o que significa simplicidade e qual é a base para uma vida simples?

A primeira resposta é o contentamento, que se manifesta quando estamos satisfeitos com o que temos.  Isso vai na contramão do consumismo dos nossos dias, o qual nos incentiva a comprar e ter mesmo que não tenhamos uma necessidade evidente. A base é o contentamento.

O consumismo nunca leva as pessoas à satisfação e a gratidão, mas à ganância.  O que Paulo ensina que devemos fazer com este tipo de desejo “ganância” em Colossenses 3.5? (leia o texto) Ele diz que devemos fazer morrer!

Porque a ganância é chamada de idolatria? Porque faz com que as coisas tomem o lugar de Deus em nossas vidas. Você não pode ser uma vítima do consumismo dos nossos dias!

             Em sua opinião, por que as pessoas se entregam ao consumismo?

A mídia em geral apregoa que a felicidade é encontrada no consumo de bens e serviços. As propagandas nos dizem: compre o produto “x”, e você terá a experiência “y” e será feliz. Mas a alegria e a felicidade não podem ser compradas! Ela está em Jesus!   A onde podemos encontrar a alegria plena segundo João 15.11?

 

Conclusão: Orem uns pelos outros e peçam ao Espírito Santo que lhes capacite a praticar os conselhos abaixo que for útil e relevante para a sua vida, são estes:

  1. Seja fiel a Deus nos dízimos e ofertas e dê preferência à vida espiritual em vez da material.
  2. Não valorize seu conforto pessoal se este exige alimentos caros, roupas finas, etc.
  3. Trate desânimo e depressão com oração e não com um “banho de loja” ou de shopping.
  4. Dê orientação espiritual e pessoal para seus filhos quanto ao consumo.
  5. Seja generoso e aproveite bem os itens de consumo pessoal e alimentos, sem desperdício.

 

EVANGELISMO – APELO: Faça um apelo para a salvação e para consagração de vidas!

VISÃO: Faça contato, ore uns pelos outros, encontre com o discípulo e evangelize.

MISSÕES MUNDIAIS: Ore pelos lideres do Brasil, pela paz de Israel e por Sergio e Francisca no Mali.

Fonte: IBC

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...