Você foi chamado por DEUS Para ser uma terra boa.

Versículo base: Mt 13:1 a 23

Dependendo da maneira como a interpretamos essa parábola, ela pode representar cinco tipos de pessoas que estão na igreja, e que podemos nos identificar com uma delas ou com todas. Portanto deixo aqui uma pergunta: – com qual deles eu me identifico?

1a – O semeador – Podemos ver o semeador como uma pessoa incansável na pregação do evangelho. Alguém que não escolhe para quem vai compartilhar, que não está atrás de números, aplausos, que não faz distinção de raça, cultura ou classe social. Uma pessoa movida pelo amor, pela perseverança, pela compaixão e pela misericórdia. Alguém que reconhece o poder que tem a semente (palavra de Deus) na vida de uma pessoa, que também sabe a urgência do momento e que não tem muito tempo para a semeadura. 2 Tm 4: 2 a 4. Não podemos deixar de falar da palavra de Deus. Ela não só é a solução para nossas vidas, mas também para esse mundo caído.

A parábola começa dizendo que havia uma grande multidão perto de Jesus. Pessoas que tinham uma expectativa de receber algo. Jesus começa a pregar e todos ouviram, mas cada um a recebeu de maneira diferente.

2a – Beira do caminho – V19 Na beira do caminho pode representar as sementes que caíram na terra que não foi arada. Logo as sementes se perdem porque ali o solo é muito duro e não podem penetrar na terra. Viver no meio do caminho é experimentar a incerteza e a dúvida. Você é uma pessoa indecisa? A dúvida faz parte da vida do ser humano, porque a vida está cheia de incertezas. Mas apesar de todas as circunstâncias, devemos ter fé em Deus e nunca duvidar principalmente do Seu amor por nós. A dúvida causa medo e o medo pode nos paralisar. Por isso, a dúvida é uma inimiga que nos impede de viveros planos de Deus.

É muito comum encontrarmos pessoas na dúvida. Adúvida é um veneno mortal contra a realização. Muitos deixam de fazer muitas coisas por causa da dúvida. Tiago 1:8 diz que uma pessoa dividida é uma pessoa instável em tudo que faz. Tg 1:6 […] pois aquele que duvida, é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Ter dúvida é normal, mas viver na dúvida é um erro. Quando a dúvida entra em meu coração o diabo vem e rouba a semente.

3a – Solo pedregoso – Apesar da camada de terra arada e fofa que está na superfície, logo abaixo, há uma camada rochosa, dura e impenetrável. Assim, o coração do tipo solo pedregoso, apesar da aparente alegre recepção da palavra, está duro e fechado para ela. O coração do tipo solo pedregoso abandona a palavra apesar de tê-la recebido com alegria! A semente não consegue desenvolver raízes. Isso reflete a uma vida de superficialidade e aparência com Deus, onde a palavra está no w nível da mente, mas não penetra o coração. A pessoa tornou-se apenas ouvinte e não praticante. E por isso que, diante do primeiro desafio de adversidade causado pela palavra, ela a abandona por não ter forças para lutar. Nunca haverá vitórias sem persistências, conquistas sem lutas, crescimento sem trabalhos.

Ninguém gosta de passar por tribulação e é um tempo de sofrimento e dificuldades, que põe à prova nossa fé e esperança. Mas Deus está conosco, até nas mais duras tribulações, Ele pode transformar a situação mais difícil. A tribulação não dura para sempre. Se confiarmos em Deus até o fim, ele trará vitória e consolação. A tribulação pode ser um mal necessário para nossas vidas. Na carta aos Rm 5: 3 a 5 Paulo diz que as tribulações existem para nos levar a ser perseverantes. Todas as vezes que o povo clama, Deus sempre ouve e vem ajudar SI 107:19. A Bíblia nos alerta que quem ama Jesus será perseguido por causa de sua fé. Um viver santo causa desconforto em outras pessoas. Algumas pessoas irão se opor e lutar contra nós. Mas em Jesus podemos suportar e superar toda a perseguição!

4a– Entre os espinhos-Vs.22- Representa a pessoa que apesar de, aparentar ser uma terra boa, na verdade, é um terreno que não produz. A palavra é ouvida, recebida, mas não dá frutos de arrependimento (mudança de atitude). Não há uma conversão de fato a Cristo, e o seu coração ainda dominado pelas preocupações desta vida e pelas riquezas. Seu coração, na verdade, é mundano. Esse tipo de pessoa pode até ter o desejo de seguir a Jesus, entretanto, esse desejo se vai quando ela é confrontada a abandonar o mundo com suas práticas e valores pecaminosos. Mt 6:33; Mt 19:21-23 – O jovem rico não estava disposto a abrir mão de suas riquezas. Preocupação com o mundo- A preocupação não ajuda a resolver os problemas. Quando temos preocupações e não sabemos o que fazer, podemos dar tudo a Deus. Nossas vidas estão nas mãos de Deus e Ele cuida de nós em todo tempo. Ele não nos abandona na necessidade. Em vez de ficarmos preocupados e ansiosos, devemos confiar em Deus. A pessoa que se preocupa na verdade está expressando que a fé é fraca. SI 55:22; Ilusão das Riquezas – as riquezas desse mundo podem se tornar a maior ilusão em nossas vidas a ponto de nos levara esqueceras coisas do alto. Mt 6:19- 21.

5a – Solo bom (TERRA BOA) – Vs 23 – O solo bom revela as marcas de uma pessoa quebrantada. Uma pessoa que pratica o que ouve. São as pessoas que estão preparadas para receber a semente da palavra. Ele não está duro e fechado; não é superficial e aparente; não está contaminado e dominado pelo mundo. Esse coração foi regenerado pela ação do Espírito Santo e está capacitado a ver, ouvir e entender a mensagem do Reino, e, assim, converter-se a Jesus e ser transformado por ele. Perceba, entretanto, que as pessoas com esse tipo de coração podem variar na quantidade de frutos dados. Alguns podem dar uma colheita de cem, enquanto outros de sessenta ou trinta por um. Isso significa que as mudanças de vida geradas pela palavra podem ser mais abundantes e rápidas em uns do que em outros. Contudo, todos esses estão experimentando delas.

DESFECHO: Quando a terra é boa Deus semeia mais. Foi assim na parábola dos talentos onde receberam cinco, dois, um. Quem multiplicou os talentos recebeu mais Mt 25:20. Entre os 5 tipos de solos (pessoas) onde você se encaixa?

APELO: Para terminar vamos fazer a oração de entrega:   Senhor Jesus, hoje

eu te recebo como o meu Senhor e Salvador,…”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *