QUE PAI É ESSE?

Texto base: Lucas 15.11-32 (Não ler).

Quando nos reportamos a esse texto sempre falamos do filho pródigo, o filho rebelde e inconsequente. Vamos focar hoje nas atitudes do pai.

O alvo desta reflexão é entender quem esse pai representa, como ele vê ou se porta diante da situação de ver seu filho amado longe de casa; o que ele sente; o que ele deseja; o que ele fez ou fará pelos seus filhos?

Pergunta: Alguém de vocês já teve ou conhece alguma família onde um dos filhos ficou longe de casa por alguma situação como por exemplo trabalhar em outra cidade, estudar fora ou mesmo saiu por rebelião e talvez foi morar sozinho ou com algum amigo ou parente? Se aconteceu um caso assim em sua família, como você se sentiu? Se foi em outra família, como eles reagiram?(deixe 1 ou 2 pessoas comentarem). Se esta foi a sua situação (de ter deixado sua casa) como foi sua experiência? ( deixe 1 ou 2 pessoas comentarem).

Vs. 12-13: Qual foi a atitude do pai quando o filho lhe pediu parte da herança? E se fosse você, o que faria no lugardo Pai? (Pv 20.21 e 14.12, ler)

Por qual motivo você acha que o filho resolveu sair de casa? Como ele via o pai?

Vs. 17-19 (ler): Como era aquele pai? Bom ou mal? SI 37.4 “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração!” Você se lembra das maiores dificuldades que seus pais já passaram para suprir suas necessidades? Como você se sentiu?

Vs. 20 (ler): O que o pai fez quando avistou de longe o filho? Ele ficou magoado? Esperou o filho chegar e se humilhar? Você se lembra de algumas passagens bíblicas ou de algumas pessoas que Jesus usou de compaixão, misericórdia e perdão? Deixe as pessoas comentarem. Exemplos: Marta e Maria, cego de Jerico, a mulher adúltera etc.

Vs. 21 a 23 (ler): Você já se sentiu como empregado na sua casa? Ou sentiu-se como filho amado contribuindo para edificar uma família? Deixe as pessoas comentarem. O pai o restaurou com alguns presentes: Dignidade: Roupa; Autoridade: anel; Ministério: sandália; Provisão Abundante: Novilho cevado.

Vs. 31 -32 (ler): Você já sentiu ciúmes do seu irmão? Por que? O pai nos faz participantes de tudo que é dele.

Conclusão: Deus nos criou, amou e preparou tudo o que nós precisamos. Ele nos disponibiliza tudo o que nós precisamos para suprir e nos dar um futuro próspero e abençoado ao seu lado, na sua casa e com sua família. Hoje Ele te espera com braços abertos, Ele ainda chora e sofre por você e suas escolhas. Sente sua falta e quer curar suas feridas.

Onde você vai querer viver? Na casa do Pai, ao seu lado, usufruindo de tudo o que é dele; ou na independência, arriscando sua vida?

Gancho Evangelístico: Faça oração de entrega e depois ore pelos resgatados e tenha um tempo de comunhão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *