A CURA DE UM LEPROSO

Texto Base: Mc 1:40-45

Introdução: O texto lido fala sobre a cura de um homem leproso. Na época de Jesus a lepra era uma doença incurável e contagiosa, por isso desde o momento em que era constatada a lepra, a pessoa era isolada da sociedade. Geralmente eles viviam aglomerados nas montanhas e cavernas e se eles se encontrassem com uma pessoa sã tinham que gritar: Imundo! Imundo! (Lv 13:45). Sem duvida era uma situação muito dolorosa e humilhante. Sabemos que na Tipologia Bíblica, a lepra é também um símbolo do pecado. Ainda hoje existem muitas pessoas até dentro das Igrejas que estão sofrendo de lepra física (enfermidades), lepra espiritual (pecado) e até lepras emocionais.

TRÊS PASSOS PARA A CURA DA LEPRA

1° Passo – Aproximando-se de Jesus – v.40a

Aproximou-se dele (de Jesus) um leproso… – Is 1:18 – Jo 6:37» Aproximar de Jesus é o primeiro passo para a cura da lepra. Sabendo disto o diabo tem feito de tudo para afastar as pessoas de Jesus, dizendo que elas não são dignas, porque são leprosas e pecadoras. Mas o próprio Jesus disse que veio para os leprosos, os doentes. (Mt 9:12). Se hoje você precisa de cura (espiritual, física ou emocional), não deixe o diabo te enganar mais, aproxime-se de Jesus!

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais impede uma pessoa de se aproximar de Deus?

2° Passo – Adorando a Jesus – v.1b. Rogou-lhe, de joelhos. Mt 8:2 Veio um leproso e adorou. – SI 51:17b Aproximar de Jesus é só o começo do processo de cura e libertação. O segundo passo é ADORAÇÃO. Quando uma pessoa se prostra, adora a Jesus, ela está reconhecendo quem Jesus é. Muitas pessoas caminharam próximas de Jesus, mas não foram abençoadas. A verdadeira adoração revela nossa FÉ e confiança em Jesus.

PERGUNTA: Com suas palavras, defina o que é uma adoração verdadeira e de valor.

3° Passo – É esperar pelo toque do Senhor – v.41 “Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!”… – SI 40:1» O toque de Deus, nem sempre acontece no exato momento que nos aproximamos e adoramos a Ele. Muitos desistem da sua benção e até da fé cristã, porque não entendem isto. O toque de Deus pode ser: Imediato; a médio prazo; ou a longo prazo. Mas seja como for, quando esperamos fielmente n’Éle, nunca somos desamparados ou decepcionados. Por isso podemos dizer como o salmista: …por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. SI 42:5

PERGUNTA: Alguém tem um testemunho de ter recebido o toque de Deus depois de ter perseverado?

CONCLUSÃO: Em Lc 5:12 diz que este homem estava coberto de lepra. Não importa o tamanho ou a quantidade de lepra que uma pessoa possui, o que não podemos é esconder nossa lepra.

Em 2ª Reis 5 fala de um grande comandante chamado Naamã, respeitado, valente, valoroso porém era leproso. A sua capa escondia a lepra. Nesta noite, não esconda nada de Jesus, abra o seu coração para Ele, e certamente Ele vai de tocar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...