Homens da Bíblia – Gideão

Aprendeu a ser um valente: Um homem tímido chamado para liderar

Existem muitos homens como Gideão por aí. São aqueles que se escondem por pensar que não são capazes de realizar algo grandioso; um funcionário que não se sente capaz de ser chefe; um pai que imagina não saber educar os filhos; ou um esposo que não se posiciona como homem diante de sua esposa.

Gideão tinha baixa autoestima (Juízes 6:15), não se sentia forte e valente o suficiente para libertar os israelitas dos midianitas. Mas Deus manda um anjo para encorajá-lo (Juízes 6: 16). Naquele momento, Ele estava mostrando a Gideão o seu potencial, mesmo com o seu medo aflorado.

Isso mostra que os grandes desafios sempre estão junto com o medo de não conseguir, de errar, de sair do comodismo, daquela rotina que você sabe exatamente o que acontecerá depois. Mas ir além quer dizer arriscar-se.

Deus deu a garantia a Gideão de que ele não morreria (Juízes 6:23). Era somente uma questão de ultrapassar as suas barreiras pessoais, tomar uma decisão e seguir em frente. Já existia uma vitória.

Ele obedeceu a Deus (Juízes 6: 25-27), que o pediu para derrubar o altar de Baal (um deus pagão), o que atraiu os midianitas para perto dele. Mesmo tendo esta primeira atitude de obediência, Gideão ainda se sentia inseguro e pediu sinais para que ele tivesse certeza de que seria o libertador de Israel (Juízes 6:36-40). E Deus o respondeu.

Insegurança

Às vezes precisamos tomar decisões e não sabemos se estamos agindo de forma correta. O fato é que o ser humano é por si só inseguro. Quantas oportunidades perdemos pelo simples fato de não darmos o primeiro passo em direção ao novo, mesmo com uma garantia financeira, com o emprego que sempre esperamos. Gideão era inseguro, mas estava disposto a fazer o que Deus lhe ordenara.

E, além de ultrapassar seus limites, Gideão teve que ser ainda mais confiante em Deus, quando Ele diz que não seriam todos os homens do exército que lutariam com ele. Deus queria mesmo provar a sua obediência e coragem ao mostrar a ele que apenas 300 guerreiros estariam com ele (Juízes 7: 1-7). Ele fez isso para que o povo não se gloriasse em si, menosprezando o Seu poder.

É preciso ser um Gideão nos dias de hoje. Enfrentar os problemas em casa, no trabalho, o banco ligando, hipocrisia de pessoas próximas. A coragem é primordial para aquele que quer sobreviver ao mundo, mas a obediência é vital para quem quer ter paz e novidade de vida.

Por Tany Souza
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...