O Ministério de Ensino de Jesus



Mt 7.24-29

Texto Bíblico: Mc 6.2 E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?

JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA. 

1. ELE ENFATIZAVA O ENSINO COM REVELAÇÃO

Mostrou o valor da vida obediente – Mt 7.24a…Todo aquele, pois que escuta esta minhas palavras… 1 Pe 1.14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Mostrou o valor da vida edificada – Mt 7.24b…e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente Pv 14.8 A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.
Mostrou o valor da vida estruturada – Mt 7.24c…que edificou sua casa sobre a rocha I Co 10.13 Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica

2. ELE EXPLANAVA O ENSINO COM SABEDORIA

Sobre a importância de viver a palavra – Mt 7. 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha Sl 119.105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Sobre a necessidade de cumprir a palavra – Mt 7.26 E aquele que ouve estas minhas palavras e as não a cumpre, compara-lo-ei ao homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia Pv 28.26 Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.
Sobre a conseqüência de recusar a palavra – Mt 7.27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda Hb 12.25 Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

3. ELE CONFIRMAVA O ENSINO COM RESULTADO

Sua mensagem trazia esperança – Mt 7.28a…E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso Lc 5.15 Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças
Sua mensagem trazia admiração – Mt 7.28b…a multidão se admirou da sua doutrina Mc 1.27 Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!”
Sua mensagem trazia aprovação – Mt 7.29 Porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas Lc 13.17 Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.

Pr Adilson Guilhermel

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *