O valor e o significado de uma vida

Quebra gelo: Uma vida é importante? Qual o significado de uma pessoa? Afinal é apenas uma vida. Uma vida tem valor para Deus? Porquê?

Jesus para ensinar e demonstrar o valor e o significado de uma vida, ele usou três coisas de grande valor para o povo judeu.

  1. A ovelha, pois, teria o leite para sustento da família e a carne como alimento e a lã, para cobertor.
  2. Amoeda, meio pelo qual poderia adquirir o que fosse necessário para o sustento.
  3. O filho, sendo a herança do Senhor que ele concede aos pais na terra. Isso era de grande valor para o judeu (povo da época).

Jesus ensinava a verdade, usando a linguagem prática do dia-dia:

Uma ovelha perdida: que desviou, se desgarrou das outras ovelhas irmãs. E por que se desviou? Atração do mundo 1 Jo 2:15-17, curiosidade, um a brecha (espaço) no aprisco (lugar de proteção, segurança). Se ela continuasse longe do aprisco, desviada, o que aconteceria? O que o pastor fez? Nunca se tem 100% se estiver faltando uma, quão importante é ser um, sem ele se torna incompleto.

Uma moeda perdida: Jesus nos ensina que valores, vidas, podem ser perdidos dentro de casa, de uma célula, de uma igreja. O que a mulher fez? Varreu a casa, é necessário fazer uma varredura, procurar, acendera luz, que significa a oração e o Espírito Santo para revelar e encontrar o valor perdido. A mulher foi capaz de procurar por toda casa até encontra – lá.

Um filho perdido: que tomou a decisão de se perder ainda que iludido, perdido na ilusão dos prazeres, da independência e autossuficiência, pois tinha recebido a herança do pai. Jesus mostra que aqueles que tem de tudo na casa do pai, mas mesmo assim, querem experimentar o mundo e suas cobiças. Tem aqueles que são ludibriados por esta cobiça e engano, achando que vão ter coisas melhores do que na casa do pai.

O que o pai fez?

O que significa aguardar pelo filho?

Em todas as três situações, quando se encontrou o que estava perdido, fez-se uma grande festa, houve alegria, convidou vizinhos e amigos. “O que estava perdido foi achado”

Jesus investia seu tempo com uma pessoa, parava para atender, se importava.

Exemplos: (apenas citar)

  • a cura de um endemoninhado. Lucas 4.31
  • a cura de um leproso. Lucas 5.12
  • a cura de um paralítico. Lucas 5.17
  • a cura de um servo. Lucas 7.1
  • a ressurreição de um filho. Lucas 7.11
  • acura de uma mulher enferma. Lucas 8.42
  • a cura de um jovem possesso. Lucas 9.37
  • acura de um endemoninhado mudo. Lucas 11.14
  • a cura de um enfermo. Lucas 13.11
  • a cura de um hidrópico. Lucas 14.1

Nunca tome a atitude de se perder, de se desviar do caminho, de abandonar sua fé, não se deixe iludir, na casa do pai é melhore mais seguro.

Gancho evangelístico: Encontre-se com Jesus, ele é aquele que deu sua vida, para salvar o que estava perdido ou que se perdeu, iludido com este mundo.

Pr. Sílvio Ferreira
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fechar