Homens da Bíblia – Eli

Ele não queria disciplinar os filhos

Eli era um sacerdote que educava seus filhos, Hofni e Finéias, segundo as ordenanças de Deus, mesmo assim eles não se importavam com o Senhor e ainda cometiam inúmeros pecados (1 Samuel 2: 12 e 17).

O sacerdote não foi totalmente omisso, porque os repreendia e ministrava segundo o sacerdócio (1 Samuel 2:22-25). Mas isso não era o suficiente, Deus queria que ele fosse mais severo, pois, como era, acabava sendo conivente com os pecados dos filhos.

O sacerdote se limitou somente a uma bronca, mas todos eles conheciam a Palavra de Deus. O que agravou ainda mais é que Eli não queria disciplinar ninguém. Seja por causa da velhice ou pela falta de paciência, ele simplesmente deixou que Hofni e Finéias desobedecessem a Deus (1 Samuel 2:29-30).

Por causa dessa desobediência e, até mesmo comodismo, Deus resolveu que a solução para os filhos de Eli era a morte. Porém, a falta de obediência e a negligência do sacerdote ocasionaram não só a morte dos filhos dele, mas de toda a linhagem (1 Samuel 2:30-36).

Não siga o mesmo exemplo

Se calar diante de um erro do filho é algo que ficou mais comum nos últimos tempos. Talvez porque os pais não saibam lidar com seus filhos, o que realmente dizer e como agir.

Porém, se os pais estiverem dispostos a seguir a Deus e todos os seus preceitos, eles devem ir até as últimas consequências para salvar seus filhos do pecado. E com certeza terão um direcionamento Dele.

Se calar, se negar, deixar que o comodismo e a falta de coragem de lidar com um problema esteja acima do amor paterno, é dar espaço para que a morte tome conta de toda a família.

Seus filhos são presentes do Senhor, por isso, não seja negligente. Lute por eles, para que não morram no pecado, assim como Hófni e Finéias. Que eles sejam herança bendita de Deus, sacerdotes reais, que têm prazer em tudo o que provém dos céus.

Por Tany Souza
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *