Homens da Bíblia – Jônatas

Fiel e equilibrado, sempre esteve ao lado de Davi

Um dos filhos do rei Saul, Jônatas sempre foi equilibrado e não se deixava levar pela emoção e desamores do pai.

Assim que conheceu Davi, eles se identificaram e se tornaram melhores amigos (1 Samuel 18: 1-4). E, mesmo sendo filho de um rei que tinha inveja e raiva de Davi, ele não se deixou influenciar pelos desígnios do pai, mas foi fiel a seu amigo até o fim.

Jônatas era um homem íntegro e reto, mas também muito equilibrado. Nos momentos de ira e inveja de seu pai Saul, ele sempre se colocou como um apaziguador, mostrando que aqueles sentimentos não eram justos, pois Davi tinha livrado Israel do gigante Golias, além de ter lutado muitas guerras (1 Samuel 19:4-5).

O interessante é que Saul ao menos ouvia Jônatas e suas palavras conseguiam parar os pensamentos maus do rei, a ponto de retornar Davi à presença de Saul e, por algum tempo, tudo ficava como antes.

Jônatas sempre foi extremamente verdadeiro com Davi, mesmo quando tudo era relacionado aos intentos de seu pai. Ele contava o que ouvia e se prontificava a ajudar e estar ao lado de Davi (1 Samuel 19:1-3).

Escolha ser verdadeiro

Quantos já não viveram perseguição, injustiça pela falta de fidelidade de um amigo ou de alguém próximo?

Faltam “Jônatas” pelo mundo, aquele homem que sabe discernir as coisas e não se deixa levar pela emoção do momento e de toda uma situação, seja ela familiar ou profissional.

O valor da palavra de um homem está cada vez mais escasso. O mundo se perdeu em tantas mentiras e infidelidades, por causa de dinheiro, de falta de integridade e de amor verdadeiro entre as pessoas.

Mesmo em meio a tantas pessoas diferentes e até maldosas, não podemos deixar de sermos íntegros, fiéis e de discernir o certo do errado, mesmo que isso vá de encontro com os preceitos de muitos.

Que os “Jônatas” que ainda existem não desistam de ser retos. E aqueles que já desistiram, tenham forças para voltar atrás e fazer o que é correto diante de Deus.

Por Tany Souza

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...