Porta Cartões

Material
– caixa de leite longa vida
– cola branca (prefira as de rótulo azul)
– tesoura
– caneta
– coador de café usado

Nessa aula, você vai aprender a confeccionar um porta cartões, reciclando coadores de café e caixas de leite longa vida.
Para reutilizar as caixas de leite, corte a parte superior das caixas e lave bem o seu interior, apenas com água. Deixe secar. Não há perigo de ficar com cheiro de leite.
Já o coador, depois de usado, deixe-o secando dentro do funil de passar café (de manhã até o almoço), sem tirar o pó de dentro. Depois, abra-o na costura e tire o excesso de pó com um pincel. Deixe ainda o coador secando sobre um pires de um dia para o outro.

Passo a passo

Passo 1: cortando a caixa
Pegue um cartão. Você vai usá-lo como modelo para tirar a medida do seu porta cartões. Pressione o cartão em pé contra uma das superfícies mais estreitas da caixa de leite. Na caixa, faça um traço à caneta na altura do cartão. Nas superfícies mais largas da caixa, trace o formato que o seu porta cartões vai ter. Tome cuidado para que um lado não fique maior do que o outro.
Com a tesoura, corte a caixa no desenho que você traçou. Para facilitar, comece pelas arestas da caixa. Não jogue fora o que sobrou, porque você pode fazer dois porta cartões com uma única caixa de leite.

Passo 2: forrando a caixa
O próximo passo é forrar o porta cartões com papel, para que o desenho original da caixa de leite não apareça. Para isso, passe cola em todo o lado de fora da caixa, espalhando com um pincel para que fique apenas uma película bem fina. Isso evita que o papel fique enrugado na hora da colagem.
Cole o papel ofício ou sulfite no lado de fora da caixa. Na medida em que for colando o papel, vá esfregando-o com os dedos contra a superfície da caixa, para evitar que se formem bolhas de ar.
Para fazer o acabamento, dobre as sobras de papel para dentro do porta cartões. Para facilitar, dê um pique com a tesoura no papel, nos locais onde a caixa forma uma quina. E só depois dobre o papel para dentro da caixa e cole-o.

Passo 3: decorando o porta cartões
Para decorar o porta cartões, você vai usar o coador de café usado. Passe cola na superfície de fora do coador e cole-o na caixa. Quando passamos cola no coador, ele adquire uma textura de pele, que o deixa mais resistente. Não se preocupe em cobrir a caixa por inteiro. Mesmo se alguns espacinhos ficarem descobertos, o efeito final fica bonito. Não se esqueça de esfregar o coador de café durante a colagem, da mesma forma que você fez com o papel ofício.

Para finalizar, passe cola em todo o porta cartões com um pincel. Espere secar de um dia para o outro. Depois de seca, a cola tem o mesmo efeito de um verniz. A única diferença é que a cola custa mais barato!

Fonte: familiafutura.org.br
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...