Sabonetes Artesanais

Material
– panela esmaltada ou de vidro
– barra de glicerina
– faca
– essência à base de óleo
– corante alimentício à base de água
– fôrma de plástico, PVC ou silicone
– copo medidor ou proveta
– álcool de cereais
– colher de plástico
– papel toalha
– filme de PVC transparente

Você vai aprender a fazer um sabonete colorido com quadradinhos brancos, à base de glicerina. Para isso, você vai usar uma barra de glicerina branca, para os quadradinhos, e meia barra de glicerina sem corante, que depois você vai tingir.

Passo a passo

Passo 1: cortando a glicerina
Com uma faca, corte uma barra de glicerina branca em várias tiras finas. Depois, corte essas tiras em quadradinhos, como se estivesse cortando um legume. A barra não é dura, é fácil de cortar. Deixe-os separados.
Em seguida, corte a glicerina que você vai derreter para preencher a fôrma com os quadradinhos. Essa glicerina deve ser sem corante. Use a mesma técnica de cortar em quadradinhos. Mas estes você vai colocar na panela.
Pegue o álcool de cereais. Para medir a quantidade que você vai colocar na panela, use um copinho medidor (com gradação) ou uma proveta, que é mais precisa.
Para cada 1 Kg de glicerina (o que geralmente corresponde a duas barras), usa-se 20ml de álcool de cereais. Como aqui você vai usar 250g de glicerina, coloque 5 ml de álcool de cereais.
Agora, prepare o banho-maria, para derreter a glicerina. Tenha o cuidado de não deixar a água ferver. Se você tiver um termômetro, deixe a água em torno de 60 a 70º C. Lembre-se que esse termômetro não é o usado para tirar a temperatura do corpo. É preciso um termômetro especial, com gradação que vá além de 70ºC. Caso você não tenha, só tome o cuidado de não deixar a água ferver.

Passo 2: derretendo a glicerina
Coloque tudo em banho-maria e pingue algumas gotas de corante na cor que preferir. Deixe a panela sempre tampada para a mistura não evaporar nem derramar.
Quando a glicerina derreter, tire do banho-maria e coloque a essência à base de óleo. É ela que vai deixar o sabonete cheiroso. Existem várias essências, como as de tangerina, de maçã-verde, de aveia e a erbal. Para cada 1kg de glicerina, usa-se de 10 a 20 ml de essência. Como você vai usar 250g de glicerina, acrescente 5 ml de essência na panela. Mexa com a colher de plástico.

Passo 3: colocando na fôrma
Despeje um pouco da mistura na fôrma, com a ajuda de uma colher. Depois, coloque alguns quadradinhos de glicerina branca (aquelas lá do início da aula). Complete a fôrma com a glicerina derretida. Em seguida, borrife um pouco de álcool de cereais, para tirar as bolinhas brancas que se formam.
Espere secar por 30 ou 40 minutos. Para ter certeza que o sabonete secou, aperte levemente embaixo da fôrma para ver se ele está duro. Observe também a superfície.
Desenforme o sabonete com os dedos. Não use faca, porque você pode se machucar ou danificar o sabonete. Vá puxando a borda aos poucos.
Depois, o sabonete já pode ser embalado com o filme de PVC transparente.

Fonte: familiafutura.org.br
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *